Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ércio Quaresma diz que outro advogado tentou defender Bruno

José Arteiro Lima disse ter levado para Bruno carta sobre Flamengo.
Goleiro teria escrito carta à OAB, que foi publicada no blog de Quaresma.

 

Fonte: Portal G1


O advogado Ércio Quaresma, que defende Bruno Fernandes no processo em que o goleiro é réu, publicou em seu blog, nesta terça-feira (17), uma carta que supostamente teria sido escrita pelo jogador, denunciando a visita de um outro defensor à Penitenciária Nelson Hungria, onde está preso. Quaresma disse ao G1, nesta quarta-feira (18), que a visita do advogado José Arteiro Cavalcante Lima seria uma tentativa de articular uma manobra para mudar a defesa do goleiro.

 

 

O advogado criminalista José Arteiro Lima desmentiu a informação dada pelo colega de profissão. Arteiro disse à reportagem do G1 que realmente procurou o jogador no dia 13 de julho no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, para entregar uma carta que tratava sobre problemas que deveriam ser resolvidos no Flamengo. “Fiz o que o meu cliente (Roberto Tibúrcio) pediu. Nunca tive intenção de defender o Bruno. Só entreguei a carta e o Bruno enviou uma resposta”, explicou.

Roberto Tibúrcio confirmou a versão contada por Arteiro e disse que é amigo de Bruno há aproximadamente oito anos, desde a época em que ele era goleiro do Venda Nova, em Belo Horizonte.

Questionado sobre a resposta que Bruno teria enviado de volta a Tibúrcio, Lima disse ainda não a leu. Com relação à acusação de que Lima teria ligações pessoais com o chefe do Departamento de Investigações de Minas Gerais (DI), Edson Moreira, o advogado falou que nunca foi amigo do delegado. “Não tenho nada para tratar com o Moreira fora do DI”.

José Arteiro Lima falou também que não vai rebater as acusações de Ércio Quaresma. “Sou advogado criminalista há 35 anos. Não ofereci os meus serviços ao Bruno.”, disse.
O presidente da Comissão de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG), Ronaldo Armond, disse, nesta quarta-feira (18) que, por enquanto, não teve conhecimento do assunto. Por essa razão, não poderia comentar sobre o caso, por falta de elementos.

Mas adiantou que, havendo indícios de alguma irregularidade por parte do advogado Ércio Quaresma, o órgão vai tomar providências e abrir processo ético-disciplinar para apurar os fatos.

Caso isso aconteça, só ao final do procedimento é que se pode falar sobre o caso. Contudo, Armond disse que existem três tipos de penas previstas no Código de Ética e Disciplina e no Estatuto da OAB-MG.
“A primeira é a pena de censura em que o advogado recebe uma carta como advertência. A segunda, a suspensão do direito de exercício profissional que pode ser de 30 dias a um ano. Por último, a exclusão do advogado dos quadros da OAB”, enumerou.
 
 
Entenda o caso

O goleiro Bruno é réu no processo que investiga a morte de Eliza Samudio. A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do Ministério Público contra Bruno e outros oito envolvidos no desaparecimento e morte de Eliza. A última prisão ocorreu em 5 de agosto. Fernanda Gomes de Castro, namorada de Bruno, foi presa em Minas Gerais.

O goleiro Bruno; Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão; Sérgio Rosa Sales; Dayanne Souza; Elenilson Vítor da Silva; Flávio Caetano; Wemerson Marques; e Fernanda Gomes de Castro vão responder na Justiça por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver e corrupção de menor. Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, é o único que responderá por dois crimes. Todos os acusados negam o crime. As penas podem ultrapassar 30 anos.

O adolescente de 17 anos, envolvido no caso, vai ficar internado por tempo indeterminado, até um limite máximo de três anos, por atos infracionais equivalentes a homicídio, sequestro e cárcere privado.

A pedido do Ministério Público, a Justiça decretou a prisão preventiva de todos os acusados. Com essa medida, eles devem permanecer na cadeia até o fim do julgamento.

Em 2009, Eliza teve um relacionamento com o goleiro Bruno, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta. O bebê nasceu no início de 2010 e, agora, está com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul.

A polícia mineira começou a investigar o sumiço de Eliza em 24 de junho, depois de receber denúncias de que uma mulher foi agredida e morta perto do sítio de Bruno.

A jovem falou pela última vez com parentes e amigas no início de junho. O corpo de Eliza não foi encontrado. Mas os delegados consideram a jovem morta. Todos negam envolvimento no caso.

2 comentários:

  1. 1º O advogado foi fazer favor para amigo empresário do bruno
    2º tem q ser mais q amigo, tem q ser um irmão, um advogado renomado se prestar a fazer ppapel de pombo correio
    3º tem td direito de negar, conforme bruno, mizael, nardone como qualquer um que é acusado
    4º depois do não do Bruno, e por uma coincidencia enoooorme os sr foi contratado para fazer parte da acusação pela milionaria mãe da Eliza que paga os honorários como se estivesse comprando balas
    5º o Carteiro esqueceu a amizade com o empresário do bruno e passou a acusar gratuitamente e sem ética, chamado todo mundo de imcompetente e chamando o advogado do bola dr. Zanone de Danoninho
    6º Fala sério ne Carteiro!! é mais fácil vc ficar calado e deixar o caso cair no esquecimento, quanto mais vc fala, mais vc se complica. Contra fatos não há argumentos!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é junior, pelo seu raciocínio, TODOS advogados são Pombos correio.
    Quem poderia entrar no presídio e conversar com o Bruno?
    Morro de pena do Bruno...De acordo com as notícias postadas neste blog, há uma conspiração universal contra ele. O cosmos se mobilizou para destruí-lo. Polícia Mineira, polícia carioca, a justiça que o mantém preso, advogados, empresários, funcionários de motel.
    O cosmos, foi minucioso em sua ação. Até o advogado certo ele providenciou.
    É, o cosmos pegou pesado com Bruno.

    ResponderExcluir